Calor

Sol entre nuvens e pancadas de chuva marcam o início do verão

Estação começou na madrugada desta sexta-feira (22); segundo o Inmet, região sul deve ter chuvas acima da média

Foto: Italo Santos - Especial DP - Com as altas temperaturas, população opta por alimentos mais refrescantes

Por Victoria Meggiato
[email protected]

Começou na madrugada desta sexta-feira (22), à 0h27min (horário de Brasília), o verão 2023/2024. A estação mais quente do ano chega com maior probabilidade de chuvas acima da média para a região. De acordo com o prognóstico climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as temperaturas devem ficar elevadas em grande parte do Estado durante a estação, exceto na região Centro-Sul, onde ficarão próximas da média climatológica. Em Pelotas, o verão, que se estende até 20 de março de 2024, tem seu início marcado por sol entre nuvens e pancadas de chuva.

Dias mais longos e meses mais quentes chegam junto com a estação. O verão é marcado, principalmente, pelas mudanças climáticas e trocas de temperatura muito rápidas. Com isso, chuvas fortes, ventos e queda de granizo são mais comuns nesta época.

A expectativa para o verão é grande para os pelotenses que preferem o calor. "A minha expectativa para o verão é de muito sol e praia. Confesso que tô com medo do calorão que está por vir, mas fora isso é só alegria", afirma Júlia da Cunha, administradora. A estudante Beatriz Corvello conta que, para ela, o verão remete a férias e encontros com os amigos. "Acredito que esse verão vai ser muito quente, aproveitar para ir mais para a praia, pegar sol, ir bastante para o Laranjal, sair com amigos, pegar uma piscina".

Expectativa para os estabelecimentos

Vitrines no calçadão já expõem biquínis, bermudas de praia e piscina, roupas leves e outros produtos ideais para passar pelas temperaturas quentes, como ventiladores, que podem ser vistos em promoção.

Tomar um sorvete ou um açaí é uma das principais opções para se refrescar em dias quentes. Em razão disso, os estabelecimentos voltados a esse nicho aguardam muito pelo verão. "Nossa expectativa é de uma maior busca pelos nossos produtos. No verão e em temporadas de calor, principalmente, as pessoas tendem a optar por alimentos mais gelados e que combinam mais com a estação", diz Chayane Kurz, sócia-proprietária de uma loja de sorvetes e açaí inaugurada há seis meses. "Mesmo sendo nosso primeiro verão, esperamos que muitas pessoas que não gostavam de consumir esses produtos em temporadas mais amenas passem a consumir e conhecer nossa loja, bem como todos clientes que já frequentam nosso estabelecimento", afirma.

Cuidados no calor

No verão, as temperaturas quentes exigem maiores cuidados preservar a saúde, principalmente em dias muito quentes, abafados e úmidos. A médica Renata Vernetti, especialista em clínica médica e medicina interna, destaca que a hidratação é uma das principais recomendações para a época. "A questão da hidratação é super importante, a gente acaba tendo perdas maiores pelas altas temperaturas". Segundo ela, alguns alimentos também podem ser evitados em dias com temperaturas mais elevadas para uma melhor disposição. "Uma alimentação o mais equilibrada possível, evitar alimentos gordurosos, até para a gente se sentir com um melhor bem-estar, pois os alimentos gordurosos acabam nos trazendo um pouco de cansaço, fadiga, mal-estar".

Alguns grupos de pessoas precisam de uma atenção maior no calor, como os idosos. Renata explica que pessoas com idades mais elevadas acabam perdendo um pouco a capacidade de sentir sede, além de serem um grupo com grande ocorrência de doenças renais e cardiovasculares, exigindo maior atenção. "É importante também a gente estar de olho nos nossos idosos para manter uma hidratação mais ativa neles. Os pacientes idosos acabam desidratando mais".

A médica traz ainda alertas para que a população evite transtornos e aproveite o calor da melhor forma possível. "Evitar exposição solar das 10h às 16h, aplicar fator de proteção solar sempre e reaplicar com uma certa frequência", salienta. Além disso, lembrar sempre de procurar atendimento clínico para monitorar a saúde é de extrema importância no verão, principalmente em pessoas que possuem alguma doença. "Pacientes que são importantes a gente manter uma rotina de cuidados, hipertensos, diabéticos, doentes renais crônicos, idosos", finaliza.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Valor da tarifa básica do pedágio é reajustada para R$ 19,60 Anterior

Valor da tarifa básica do pedágio é reajustada para R$ 19,60

Rodoviária de Pelotas espera forte movimento nos próximos dias Próximo

Rodoviária de Pelotas espera forte movimento nos próximos dias

Deixe seu comentário